Curso de Especialização: Tecnologias Em Educação
Disciplina: Design Didático
Atividade Final – Planejamento de atividade
Cursista: Maria Lúcia de Sousa
Turma: TO04
Mediadora: Vera Ribeiro de Sousa
Design didático de uma aula
Tema da aula: Globalização
Objetivos:
Favorecer o entendimento por parte dos alunos, do processo de globalização e suas relações com o capitalismo. É importante que eles compreendam como a revolução técnico - cientifica proporcionou a formação do espaço mundial globalizado e de que maneira isso reflete em nosso cotidiano.
Publico alvo: alunos da 2ª série – Ensino Médio
Conteúdo: Capitalismo, espaço geográfico e globalização

Vygotsky enfatiza o papel da intervenção no desenvolvimento, porém o seu objetivo maior é trabalhar com a importância do meio cultural e das relações entre indivíduos na definição de um percurso de desenvolvimento da pessoa humana, e não propor uma pedagogia diretiva, autoritária. Desta forma, entende-se que, no campo da educação a interação professor/aluno passam a ter um papel essencial no processo de ensino e aprendizagem. Nesse intuito o trabalho proposto permite a construção coletiva do conhecimento, onde os alunos mediado pelo professor participam ativamente na busca do saber.
Estratégias pedagógicas:
O conteúdo desta aula será trabalhado no laboratório de informática através de pesquisa onde os alunos deverão fazer a leitura compartilhada do texto sobre globalização, disponível em:
http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm
e após, identificar através do mapa, os principais blocos econômicos, localização e países membros, disponível em:
http://www.camara.gov.br/mercosul/Organograma/mapab.html Para finalizar, será feita a socialização da pesquisa pelos alunos mediada pelo professor.
Resultados esperados:
Espera-se que aluno seja capaz de:
Definir globalização sob o prisma da Geografia, isto é, a partir da realidade territorial.
Reconhecer a influencia do processo de globalização no nosso cotidiano.
Reconhecer como o desenvolvimento tecnológico está associado à globalização da economia, favorecendo a aproximação e/ou distanciamento das nações do mundo.
Compreender o papel dos blocos econômicos no mundo atual.
Conhecer os principais blocos e as diferenças existentes entre eles.
Perceber o peso da economia brasileira no MERCOSUL.
Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação oral, desempenho na realização da pesquisa e espírito de cooperação junto aos colegas do grupo.
Referências
ALVES, Andressa Turcatel; BOLIGIAN, Levon. Geografia: espaço e vivência. ed. 2. Atual: São Paulo, 2007.
http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm
http://www.camara.gov.br/mercosul/Organograma/mapab.html
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=549
BRASIL, Secretaria de Educação e Cultura. Proposta Curricular – Ensino Médio. Tocantins 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário